Ricardo Julio dos Santos e Daniela Santarosa vencem WineRun, no Vale dos Vinhedos (RS)

Sob frio e neblina, o  curitibano Ricardo Julio dos Santos e a portoalegrense Daniela Santarosa foram os campeões da 5ª edição da WineRun, neste sábado (21/05), no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Ele completou os 21km, entre os vinhedos gaúchos, em 1h28min. Já ela venceu com o tempo de 1h52min. Ao todo, 1.500 corredores de 17 estados participaram da prova, sendo 58% de mulheres, uma das principais meias maratonas temáticas do país.

O campeão Ricardo Julio dos Santos (no centro), com Rodrigo Neves dos Santos (2º lugar) e Diogo Meirelles de Moura (3º lugar). Foto de Jefferson Bernardes/ Agência Preview/Divulgação
“A pista estava úmida, lisa, com cascalho solto na maior parte do percurso. Foi uma prova muito difícil. Mas o cenário compensa. Foi um trajeto muito bacana”, afirma o campeão, que já garantiu presença na prova de 2017.  “Quero baixar meu tempo”.
Campeã em 2015 nas duplas mistas, Daniela Santarosa repetiu o gosto da vitória:
“Agora teve um gosto especial, porque ganhei sozinha. Foi uma prova dura, com muitas subidas. O cenário, porém, é gratificante. O clima de confraternização pré-prova e a festa pós-corrida vale muito. É a única corrida gourmet do país”.
Daniela Santarosa venceu a prova entre as mulheres. Foto de Jefferson Bernardes/ Agência Preview/Divulgação
O jornalista Sérgio Xavier, que competiu na WineRun, tem uma classificação peculiar para a corrida. “É uma maraturismo”, define. Os participantes podem aproveitar o fim de semana para realizar tours guiados por vinícolas, passeio de Maria Fumaça e degustações de sucos de uva, vinhos e espumantes, bem como estabelecer contato com a cultura e gastronomia da Serra Gaúcha.
Para Christian Burgos, publisher da revista Adega, também organizadora do evento, a proposta da  WineRun fomenta de modo sustentável o enoturismo nos principais destinos vitivinícolas nacionais, levando em conta a infraestrutura local para receber os atletas com conforto, charme e eficiência.

O percurso da prova de trail run, com mais de 85% do percurso com piso que intercala terra, cascalho e calçamentos com paralelepípedos entre paisagens nativas e vinhedos, teve  largada no varejo da Gran Legado e a chegada no Campo da Capela das Almas. Houve vencedores em nove categorias individuais por idade e três de duplas por gênero (incluindo a mista).
A WineRun é um conceito mundial bem-sucedido em países com tradição na produção de vinhos. Além do Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha e Portugal realizam corridas de rua em regiões vitivinícolas. Como existem no Brasil cerca de 5,5 milhões de praticantes de corrida de rua, um número cada vez maior de atletas busca adequar sua prática esportiva com o turismo nacional e internacional.

“A soma dos negócios das corridas de ruas e do mercado de vinhos no Brasil chega a R$ 10 bilhões. Estávamos certos do sucesso em inovar, oferecendo entretenimento esportivo temático nos melhores destinos vitivinícolas do país para aqueles que têm a corrida como esporte e o vinho como estilo de vida”, explica Sergio Oprea, diretor da Zenith Sports Marketing, uma das organizadoras da WineRun..
“Conhecer o principal destino de enoturismo do Brasil, correndo por suas lindas paisagens é inesquecível. Ao associar isso à cultura do vinho, fizemos com que as pessoas voltassem ano a ano, e cada vez com mais amigos. Este ano, mais de 30 assessorias esportivas inscreveram seus atletas para correr e celebrar conosco”, acrescenta Christian Burgos.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."