Segunda rodada do FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador, neste sábado, terá estreia das mulheres

O tempo de 16 horas, 43 minutos e 14 segundos, de Rodrigo Jararaca, é a marca a ser superada pelos ultramaratonistas na FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador. (Sérgio Gomes/Divulgação)
O tempo de 16 horas, 43 minutos e 14 segundos, de Rodrigo Jararaca, é a marca a ser superada pelos ultramaratonistas na FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador. (Sérgio Gomes/Divulgação)

O segundo grupo de desafiantes do FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador larga de Barra Mansa (RJ), neste sábado (28/11), às 17h, para percorrer as 100 milhas (160,94km) que levam à Catedral de Petrópolis (RJ). Adriano Ribeiro, Cesar Condrati, Cesar Picinin e Davi Marques precisam completar o percurso em menos de 16 horas, 43 minutos e 14 segundos, tempo cravado por Rodrigo “Jararaca” de Oliveira no último fim de semana.

Primeira mulher desafiante, Adriana Rosa vai tentar superar o tempo de 22 horas e 30 minutos feitos por Ana Luiza de Faria Matos na abertura da competição, há duas semanas. Fluminense de Rio Bonito, a ultramaratonista de 46 anos tem a experiência de provas como os 52km do WTR Serra do Mar, os 50km do Desafio Serra dos Mascotes e os 50km do XC Run Itaipava. 

“Eu estou muito ansiosa para a prova. O que me motiva é o carinho e a força dos amigos e da minha equipe. Já a minha maior preocupação é o percurso. A minha prioridade é completar bem a prova. Vou tentar baixar em uma hora o tempo de Ana Luiza, mas sei que será muito difícil, pois ela mandou muito bem. Como vai ser o meu maior desafio, não sei como meu corpo vai reagir, mas treinei muito para tentar vencer”, destaca a ultramaratonista.

“Recorde da FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador é espetacular”

Mineiro de Barbacena, Cesar Picinin, de 39 anos, possui um currículo extenso: Peneda Gerês Trail Adventure Portugal 275km, 210km e 192km; Fôz Coa Trail Adventure Portugal 155K; Ultramaratona dos Perdidos 105km; Eiger Ultra Trail Suíça 104km; e Ultra-Trail du Mont-Blanc Itália-Suíça-França CCC 101km, entre outras. A FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador será sua prova ininterrupta mais longa. Sincero, ele admite que o novo tempo estipulado aumentou ainda mais a pressão.

“O que me preocupa são as muitas horas e a incerteza de como o meu  corpo vai reagir no dia. Eu acreditava que alguém faria um tempo abaixo de 17 horas já no fim de semana passado. Mas o ritmo forte, durante toda a prova, do grande Rodrigo Jararaca me fez ver que esse foi um tempo espetacular e bem difícil de ser batido. Mas prefiro acreditar que nada é impossível. Espero render meu melhor e, quem sabe, surpreender a todos, inclusive a mim mesmo. Vou largar motivado e acreditando que tudo pode acontecer”, projeta o ultramaratonista. 

Atletas são rastreados a cada 30 segundos

Diretor da prova, Cristiano Marcelino acredita que, pelo alto nível dos competidores, não será surpresa caso os dois tempos sejam batidos. Ele convida as pessoas a acompanharem o trajeto dos atletas em tempo real, através do link gps.stopandgo.pro/2.

“Trabalhamos no sistema de rastreamento dos atletas, no qual atualizamos a posição dos corredores a cada 30 segundos. Com isso, o público consegue ver a qualquer momento onde está cada atleta e seu carro de apoio. O ‘fantasminha’, que é o tempo a ser batido, também fica disponível na tela. Esta semana serão dois ‘fantasminhas’: um será o tempo do Rodrigo Jararaca, e o outro, na cor rosa, será o tempo da Ana Luiza. São cinco fortes concorrentes nesta etapa. A expectativa é que os dois tempos caiam esta semana”, acredita Marcelino. 

Completar o percurso abaixo dos tempos estipulados pelos concorrentes é importante para garantir a vaga na final da One Hundred® World Itália em 2021, com direito a alojamento, pagamento das despesas da viagem e acesso à área VIP. Além disso, os donos dos melhores tempos da FKT Rio One Hundred® Caminho do Imperador ganham um cheque de R$ 700 (o equivalente a one hundred pounds) e gratuidade na inscrição na One Hundred® World Series Brasil 2021.

Depois deste sábado, ainda haverá mais duas etapas: uma no dia 5 e outra no dia 12 de dezembro. Para o dia 5, estão selecionados Cláudia Almeida, Alexsandro Alves, Carlos Gusmão, Márcio Souza e Thiago Moreira. Para o dia 12, Ligia Almeida, Leonardo Maciel, Isaac Cordeiro, Iazaldir Santana e Hugo Gonçalves. Ao final, 22 ultramaratonistas terão completado esse desafio inédito no país.

Sobre a One Hundred®

Organização sediada em Londres, a One Hundred® tem como objetivo mudar o atual paradigma do ultra mountain trail, agregando inovação e tecnologia à construção de uma estrutura padronizada mundialmente. A One Hundred® World Series terá as distâncias de 10 (16km), 25 (40km), 50 (80km) e 100 (160km) milhas, começando por Brasil e Itália em 2021, com expansão para outros países.

Outro foco será a preparação de atletas, com a organização de training camps e edições especiais de corridas, com distâncias mais curtas, em diferentes países, incluindo Brasil. Também serão oferecidos serviços para facilitar o acesso de atletas a treinadores, nutricionistas e equipes de apoio especializadas em mountain trail.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1069 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."