UB515 Brasil 2023 começa nesta sexta-feira

Vinte e um triatletas começam a disputar nesta sexta (14) a edição 10 da UB515 Brasil Ultra Triathlon - Ultraman Brasil. (Foto de Ricardo Andrade/Divulgação)
Vinte e um triatletas começam a disputar nesta sexta (14) a edição 10 da UB515 Brasil Ultra Triathlon - Ultraman Brasil. (Foto de Ricardo Andrade/Divulgação)

A edição Ano 10 do UB515 Brasil Ultra Triathlon – Ultraman Brasil começa nesta sexta-feira (14). Durante três dias, entre as cidades de Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Rio Claro (RJ), vinte e um triatletas vão nadar 10km, pedalar 421km e correr 84,4km.

O UB515 é disputado nos mesmos moldes do Ultraman Havaí. No primeiro dia, os atletas nadam 10km e pedalam 145km; no segundo pedalam 276km e, no terceiro, correm a distância de duas maratonas (84,4km), totalizando os 515km que dão nome a prova.

Os 21 triatletas da UB515

Os participantes do UB515 2023 são: Vanuza Maciel, Alex Correia Pinheiro, Bernardo Tillmann, André Derosso Teixeira, Fabiano Peres, Marcus Chiganer, Marcelo da Silva Noia, Pedro Henrique Lima Faria, Sabrina Peralta Rebelo, Paulo Rogério Vizaco, Breno Andrade Noronha, Elisangela Ferreira Torigoe, Amaro Cajueiro, Eugenio Costa de Oliveira, Ranieri Carvalho, Walmir Piu, Luis Guilherme Faria, Rafael Fernandes Maciel, Pepe Fiamoncini, Francisco Kirchgassner e Renato Marcelo.

Para esta edição, o evento terá o retorno de Vanuza Maciel, de 53 anos, maior triatleta de ultraman do Brasil, que esteve presente na primeira edição do evento brasileiro, em 2014, e já foi vice-campeã mundial de Ultraman, no Havaí, campeã do Ultraman Arizona, no ano passado, e finisher de 30 provas de Ironman pelo mundo.

“Por ser a décima edição, me motivei para estar presente. Participei da primeira edição e estive em outras três como staff de atletas treinados por mim. Então, acompanhei a evolução do evento ao longo dos anos e todo o trabalho desenvolvido pela organização”, diz ela. “Este ano, para comemorar meus 32 anos de triathlon, decidi fazer o UB515 e competir novamente no Mundial de Ultraman no final do ano, que será minha décima prova de Ultraman. Será um presente de saúde e de vida. Poder, depois de tantos anos, largar numa prova tão extenuante e importante na vida de tanta gente, inclusive na minha, é incrível. Tenho muita gratidão por toda esta família Ultraman que criamos ao longo desses anos, pessoas que sempre me incentivaram e me botaram pra cima. Pra mim, é uma honra estar novamente participando como atleta”.

A primeira experiência no Ultraman

Paulo Vizaco, estreante na distância Ultraman, o UB515 é sobre autoconhecimento. “O que mais motivou a me candidatar para fazer o UB515 foi ter a oportunidade de viver uma jornada única, uma experiência de me encontrar comigo mesmo,  ouvir e conhecer melhor meu corpo.  Viver cada dia, cada semana, cada conquista e cada desafio. Essa experiência ficará pra sempre guardada na minha memória e espero também que seja um legado que eu possa deixar pros meus filhos, minha família e todos meus amigos. Saber que podemos chegar onde queremos, basta apenas seguir o plano e aproveitar a jornada”.

Para Andrius Luna, um dos diretores de prova, a edição Ano 10 2023 será ainda mais especial: “É quase inacreditável pensar que chegamos a 10 anos de UB515. Acreditamos que se o evento chegou a essa marco é porque o propósito que nos motiva é cada vez mais necessário: ver o triathlon e as ultradistâncias não como um fim em si, mas como um meio para que todos os envolvidos no evento possam ir a um outro nível de autoconhecimento, compreendendo realmente a essência dos valores que nos foram passados por Curtis Tyler, Lesley Tyler e Cory Foulk: o aloha (amor), ohana (família) e kokua (solidariedade) e também uma ressignificação do que seja a humildade, expressa no nosso mote “live the journey, be humble” (viva e jornada, seja humilde)”.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1379 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."