Maratona do Rio: O Desafio pelas lentes de Silvio Boia

Silvio Boia treina no amanhecer de Copacabana para o Desafio da Maratona
Silvio Boia treina no amanhecer de Copacabana para o Desafio da Maratona

O que a corrida pode fazer por você?

Meu nome é Silvio Boia, apresentador do Programa Kilometragem, um canal de corridas no Youtube e Instagram. Mais que isso, um corredor que decidiu melhorar a qualidade de vida há seis anos.

No ano passado, devido a correria do dia-a-dia e também das coberturas de corridas em que participo com o canal, não pude me preparar adequadamente para o Desafio Cidade Maravilhosa da Maratona do Rio. Ele consiste em correr a Meia Maratona no sábado e, no dia seguinte, correr a Maratona do Rio, somando assim 63km.

Deu ruim em 2018

Com uma preparação muito aquém do necessário, fui para as provas. O resultado foi que, no domingo, com 5km de prova, já estava exausto. Daí pra frente dá pra imaginar o que aconteceu, né?. Eu até consegui completar os 42.195m, mas fora do tempo previsto e, com isso, não concluí o desafio, ficando sem a medalha.

Os momentos de Silvio Boia no Desafio da Maratona do Rio em 2018
Os momentos de Silvio Boia no Desafio da Maratona do Rio em 2018

Esse ano, fui agraciado com o convite da Maratona do Rio para ser um dos embaixadores. Adivinhem só de qual prova? Sim, do Desafio Cidade Maravilhosa. Daí em diante, então, coloquei na cabeça que não poderia repetir os mesmos erros da preparação do ano passado.

Abdiquei de provas, controlei a alimentação, trabalhei a cabeça e treinei muito para concluir a prova este ano. Foram seis meses de preparação, mostrando tudo no meu canal para que as pessoas pudessem acompanhar.

Silvio Boia vibra com o longão de 30km para o Desafio da Maratona do Rio
Silvio Boia vibra com o longão de 30km para o Desafio da Maratona do Rio

Dedicação e foco

Mostrei a importância do acompanhamento adequado de uma nutricionista, o diferencial de uma coach esportiva, um treinamento focado, alem, é claro, de acompanhamento médico. E assim segui com os corredores que assistem o canal para a prova, que muitos, aliás, fizeram o mesmo, me vendo fazer.

Primeira vitória de Giovane dos Santos na Maratona do Rio

E qual foi o resultado? Sim, esse ano sim! Concluí não só o Desafio da Maratona do Rio dentro do tempo, mas pude mostrar para mim e para todos que a corrida pode nos mostrar que, com dedicação, incentivo e força, podemos chegar aonde quisermos.

Tudo do Desafio da Maratona do Rio na telinha

Sou muito grato aos seguidores por terem torcido, à minha esposa Luciana, por ter ficado ao meu lado no momento mais difícil quando, passando muito mal, não concluí o Desafio do ano passado e, este ano estava comigo também no meu sucesso. Agradeço ao meu treinador Vinicius Magalhães, da Equipe Fox, que me preparou adequadamente para as provas, à minha nutricionista Kerolyn Valente, ao meu médico Caio Senise e toda equipe da Care Club. Sem falar do apoio fundamental da psicóloga e coach mental Vanessa Protasio, que me ajudou a espantar o fantasma da derrota de 2018, e da organização da Maratona do Rio pelo convite para ser um dos embaixadores do Maior Festival de Corridas da América Latina.

Silvio Boia vibra com o longão de 30km para o Desafio da Maratona do Rio
Silvio Boia, ao lado da mulher Luciana, com as medalhas do Desafio da Maratona do Rio

Para quem quiser se emocionar e conferir como terminou essa historia, convido a assistir o vídeo que gravei na prova. Você não vai se arrepender!  

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 966 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."

2 Comentários

  1. Parabens amigo, estivemos juntos no xterra costa.verde, um dia desse chego la. Poderia conseguir tambem um convite para um safenado corredor na luta pela vida✌

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*