One Hundred®️ promove Campeonato Mundial de Corrida Artificial para atletas do mountain trail

Campeonato Mundial de Corrida Artificial de Mountain Trail, nos dias 25, 26 e 27 de junho, simula percurso da cadeia montanhosa Dolomitas, nos Alpes Italianos
Campeonato Mundial de Corrida Artificial de Mountain Trail, nos dias 25, 26 e 27 de junho, simula percurso da cadeia montanhosa Dolomitas, nos Alpes Italianos

A One Hundred® está organizando o primeiro Campeonato Mundial de Corrida Artificial de Mountain Trail. O evento, pioneiro e inovador, vai acontecer simultaneamente em diversos países, com participação dos atletas apaixonados pelo esporte. A prova será realizada nos dias 25, 26 e 27 de junho em um percurso que simula a cadeia montanhosa Dolomitas, nos Alpes Italianos, local que vai receber uma corrida da One Hundred®️ World Series. Haverá troféu e premiação para os melhores tempos. O interessado deve se inscrever no site www.onehundred.run a partir do dia 22 de maio, mas as pré-inscrições já estão abertas, com 40% de desconto. 

Para realizar o Campeonato Mundial de Corrida Artificial de Mountain Trail, a One Hundred®️ fez uma parceria com a empresa americana de tecnologia IDERU. Elas desenvolveram um aplicativo específico com inteligência artificial baseado em assinatura de movimento. Será pelo app que acontecerá o início da competição, a leitura do trajeto percorrido e o reconhecimento dos padrões de movimento do corredor, cronometrando o deslocamento em tempo real, além de apresentar a evolução do competidor através de um GPS Tracking on-line. Essa tecnologia permitirá a participação de atletas de diversos países, que poderão disputar a corrida em percursos montanhosos de sua preferência. O aplicativo permite também que o público acompanhe o trajeto. A One Hundred®️ TV irá cobrir a prova em seu canal do YouTube. 

A disputa será feita em quatro modalidades: 10, 25, 50 e 100 milhas (16, 40, 80 e 160 quilômetros, respectivamente) em trajetos de subida. O atleta precisará correr com seu celular, conectado ao aplicativo, em um suporte para o braço. O percurso artificial precisa ser semelhante às características dos Alpes Italianos, para que o aplicativo interprete os movimentos e marque as distâncias baseadas no trajeto montanhoso.

“A inteligência artificial que foi desenvolvida para o aplicativo interpreta um padrão de esforço baseado nas características dos Alpes Italianos. Durante todo o percurso simulado, o app vai monitorando o atleta em tempo real para que ele saiba como está sua performance. Para aquele que optar em correr em um terreno plano, a inteligência artificial fará os ajustes para que ele tenha seu esforço equiparado a quem estiver competindo em um percurso de montanha”, explica Cristiano Marcelino, diretor de provas da One Hundred®️ no Brasil, que comemorou a realização do evento. “Aliando tecnologia à prova, atletas do mundo inteiro poderão simular uma competição em um mesmo percurso. Isto é um pioneirismo,  jamais visto”.

Esta será a primeira corrida com uso de inteligência artificial no mundo. Isso reforça o compromisso da One Hundred®️ no investimento e promoção do mountain trail no Brasil, com foco também para outros países, como Portugal, Estados Unidos, Itália e Reino Unido. 

“A organização desta corrida artificial é a execução de um planejamento de eventos que estava programada para este ano, mas, devido à pandemia, precisou ser adiado. O Campeonato Mundial de Corrida Artificial de Mountain Trail vai  favorecer os atletas que se prepararam para competições mundiais, além de apresentar resultados para patrocinadores e investidores”, ressalta Rodrigo Isaac, diretor de marketing da One Hundred®️. 

Ele relembra que a pandemia infelizmente reduziu o ritmo de provas em todo o mundo, e a corrida artificial da One Hundred®️ é uma ótima alternativa. “Conseguimos fechar um ciclo legal neste momento de pandemia, em que não podemos organizar eventos presenciais. Este é um momento de executar algo especial, tanto para a One Hundred®️ quanto para o atleta que se dedica para estar em competições de alto nível em se tornar um campeão mundial”, conclui.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1137 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."