Paulo Roberto consegue índice para maratona olímpica

Paulo Roberto Almeida Paula está classificado para a maratona das Olimpíadas de Tóquio-2020. (Wagner Carmo/CBAt)
Paulo Roberto Almeida Paula está classificado para a maratona das Olimpíadas de Tóquio-2020. (Wagner Carmo/CBAt)

Com o tempo de 2h10m08s na Maratona de Sevilha, neste domingo (23/2), Paulo Roberto Almeida Paula conseguiu o índice para disputar a maratona das Olimpíadas de Tóquio, no dia 9 de agosto, em Sapporo. O maratonista paulista, de 40 anos, precisava correr abaixo da marca exigida de 2h11m30s, e fez, na cidade espanhola, o melhor tempo em sua carreira, ficando na 24ª colocação geral, superando as 2h10m23s, na Maratona de Pádua, na Itália, em 2012.

– Foi uma prova tática. Tinha em mente correr a 3m06s, 3m07s por quilômetro e foi o que aconteceu – disse Paulo Roberto, que fará 41 anos em 8 de julho. – Estou feliz pelo índice e por estar quebrando as barreiras da idade.

Paulo Roberto lídera o ranking brasileiro

Paulo Roberto, que está radicado em Portugal, está classificado para seu terceiro Jogos Olímpicos. Em 2012, ele disputou a prova em Londres, terminando na oitava colocação, com 2h12m17s. Já na Rio-2016, o paulista fez 2h13m56s e ficando na 15ª colocação.

Com o resultado obtido em Sevilha, o maratonista paulista lidera o Ranking Brasileiro. Até este domingo, quem estava em primeiro lugar era Daniel Chaves, com 2h11m10s, tempo obtido na Maratona de Londres, em 2019. Pelos critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), os mesmos pela Federação Internacional, o período para obtenção do índice vai até 3 de maio. Cada país pode inscrever até quatro atletas na maratona. No feminino, ainda não há nenhuma atleta classificada.

Idade não foi empecilho

Logo após os Jogos Olímpicos do Rio-2016, o atleta e seu treinador Luís Fernando Almeida Paula se preocuparam em estabelecer um planejamento em função da idade de Paulo Roberto, que poderia favorecer pela experiência ou afetar a preparação pelo desgaste.

– Trabalhamos bastante as meias maratonas e algumas provas de 10km, mas sempre visando a maratona porque o foco era ele estar numa Olimpíada em condições de boa performance – diz Luis Fernando.

O treinador explicou que o objetivo na preparação do atleta foi ganhar volume – meia maratona e dez quilômetros serviram como treinos de luxo. Luis Fernando garantiu que Paulo Roberto está muito feliz e, mesmo com 40 anos, quer um bom resultado na Olimpíada.

– Temos a pretensão de correr mais uma maratona antes das Olimpíadas, provavelmente a de Hamburgo, para melhorar ainda o tempo – disse Luis Fernando.

Paulo Roberto sempre agradece a todos que mandam mensagens e torcem por ele e ele leva isso como estímulo para a maratona:

– Nos Kms 35 e 40 sempre penso: ‘Quanta gente torce para mim não posso decepcionar’.

Etíope vence a prova com recorde

O maratonista também está na equipe que vai representar o Brasil no Campeonato Mundial de Meia Maratona, no dia 29 de março, em Gdynia, na Polônia. Junto com ele estarão Ederson Vilela Pereira e Daniel Ferreira do Nascimento, Valdilene dos Santos Silva e Andreia Aparecida Hessel.

Etíope Mekuant Ayenew Gebre, campeão e recordista da Maratona de Sevilha
Etíope Mekuant Ayenew Gebre, campeão e recordista da Maratona de Sevilha

A vitória em Sevilha, que teve a participação de 13.800 maratonistas, sendo 2.200 mulheres e 4.200 estrangeiros, com 10.500 finishers, ficou com o etíope Mekuant Ayenew Gebre, com 2h04m46s, a melhor marca da distância do ano e da prova, seguido pelo queniano Barnabas Kiptum, com 2h05m05s, e pelo etíope Regasa Bejica, com 2h06m24s.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1005 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*