Usando uma combinação de tecnologia de escaneamento facial e coleta de dados de autorrelato, a Asics está lançando hoje, no Global Running Day 2021, a plataforma Mind Uplifter. Com essa ferramenta, as pessoas serão capazes de capturar o impacto do esporte em dez métricas emocionais e cognitivas – incluindo confiança, positividade, calma e foco – para ver como diferentes esportes impactam suas vidas.
Esse é o primeiro estudo ao vivo do mundo sobre o impacto do movimento na mente, que tem como objetivo inspirar um milhão de pessoas no planeta a se moverem e verem os benefícios do esporte em suas próprias mentes, cidades e nações. A Mind Uplifter já está disponível em https://minduplifter.asics.com/.
Mind Uplifter tem o apoio da ciência
Esses dados serão alimentados em um estudo global ao vivo, capturando melhorias mentais individuais de todo o mundo e transformando-as visualmente em um Mapa de Elevação Mundial dinâmico e interativo. O mapa quantificará o impacto positivo que o esporte está tendo no humor coletivo de cidades, nações e do mundo como um todo. Por meio do estudo ao vivo, a Asics aprofundará sua compreensão da relação entre movimento e mente em escala global, sustentando sua crença de que o esporte tem o poder de elevar as mentes.
“À medida em que todos nós chegamos a um acordo de um mundo diferente com a pandemia, o poder edificante do esporte é uma constante que perdura. É por isso que nossa única ambição é alcançar o maior número de pessoas possível para experimentar os benefícios físicos e mentais do movimento. Ao participar de vários de nossos diferentes eventos e atividades ao longo do ano, você contribuirá para pesquisas vitais que irão nos ajudar a entender melhor o efeito edificante do esporte. Dessa forma, podemos continuar encontrando novas maneiras de destacar e revelar os benefícios para todos em 2022 e além”, afirma Yasuhito Hirota, presidente e COO da Asics.
- Ron Hill, lenda britânica da maratona, morre aos 82 anos
- João do Pulo faria 67 anos nesta sexta (28/5)
- 96ª Corrida de São Silvestre tem nova data
- Maratona de Boston tem edição mais exigente da história
Estudo preliminar foi feito com 42 atletas
Nos últimos seis meses, a Asics conduziu pesquisas científicas com especialistas mundiais para explorar o impacto do esporte na mente de um grupo seleto de atletas antes do lançamento do projeto. Esse estudo preliminar foi desenvolvido pela EMOTIV, empresa de bioinformática líder no mercado e com sede em San Francisco. Com o apoio também do Dr. Brendon Stubbs, um importante pesquisador de exercícios e saúde mental baseado no King’s College, em Londres.
O estudo usou uma combinação de coleta de dados de eletroencefalogramas (EEG) e autorrelatos para provar o impacto positivo que a corrida tem na mente através de uma série de métricas cognitivas e emocionais – incluindo contentamento (aumento médio de 14,4% imediatamente após o exercício), energia (9,7%) e relaxamento (13,3%) – entre 42 atletas de elite e amadores antes e depois de uma corrida de 20 minutos. Esse estudo preliminar também mostrou um aumento de 13,4% nos níveis de alerta; 15,9% no grau de calma e de 2,9% nos níveis de foco.
Vinte e cinco esportes serão estudados na Mind Uplifter
Agora a Asics está aplicando de forma robusta as descobertas de uma forma que permitirá a implementação do estudo em uma escala global, permitindo que atletas em todos os lugares vejam e experimentem o impacto do movimento na mente em primeira mão para qualquer um dos 25 esportes diferentes de sua escolha.
“Nossas descobertas preliminares descrevem o profundo impacto que algo tão simples como uma corrida de 20 minutos pode ter em nossas mentes. Com os exercícios desempenhando um papel tão valioso na manutenção de nossa saúde mental e bem-estar, é mais importante do que nunca que as pessoas possam ver e compreender a ligação positiva entre os dois. A maneira única como aplicamos nossas descobertas iniciais usando medidas robustas de EEG, validando o Mind Uplifter, permitirá a tradução desta pesquisa para que pessoas em todos os lugares possam experimentar e medir com segurança o poder edificante do esporte como nunca antes. Nossa ambição é inspirar o maior número de pessoas possível a movimentar suas mentes e colher todos esses importantes benefícios cognitivos e emocionais para si mesmas”, comenta Dr. Stubbs.
- Maratona do Rio Virtual 2021 com inscrições abertas
- Eliud Kipchoge mostra sua força para as Olimpíadas
- Revezamento Trilhas e Praias tem sua versão virtual
Elevando um milhão de mentes
Para se tornar um desses um milhão de pessoas o projeto começa no Global Running Day 2021, com a Asics convidando os corredores a usar o Mind Uplifter para capturar seu bem-estar pré e pós-corrida antes de compartilhar seus resultados nas redes sociais usando #UpliftingMinds. No Brasil, os corredores podem também participar do desafio virtual gratuito Cada Passo Conta, disponível na plataforma Running Heroes, onde poderão contribuir com a meta de 15.000km em 15 dias e ajudar com uma doação para o Projeto Primeiros Passos do Instituto Akatu. Clique aqui para se inscrever.
- Roseli Machado, campeã da São Silvestre-1996, morre de Covid-19
- Tributo a Dick Hoyt, uma lenda do esporte
- Ruth Chepngetich é a nova recordista da meia maratona
- Acompanhe o Corrida Informa no Instagram
Apoie o Movimento
Como se envolver e participar do primeiro estudo ao vivo do mundo sobre o impacto do movimento na mente:
1. ACESSE https://minduplifter.asics.com/ e cadastre-se.
2. ESCANEIE seu rosto para registrar seu estado emocional.
3. RESPONDA as perguntas desenvolvidas cientificamente para medir suas funções cerebrais.
4. CONCLUA pelo menos 20 minutos de exercício para elevar sua mente.
5. REPITA os passos dois e três.
6. OBTENHA seus resultados do Mind Uplifter™ e COMPARTILHE em suas redes sociais com a #UplifitingMinds.
7. VEJA como seus resultados estão contribuindo para o World Uplift Map (a partir de 1º de julho).
Para saber mais sobre a missão da Asics de mover um milhão de mentes, visite: https://asics.com/uplift
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”