Termina neste sábado (12), ao meio-dia, as inscrições para a segunda edição da Maratona do Rio Virtual.
A Maratona do Rio Virtual pode ser disputada até domingo (13), nas distâncias de 5km, 10km e 21km, além de optar pelo desafio de 10km + 21km (totalizando 31km de corrida).
Ao participar, o corredor doa para a campanha Brasil Sem Fome e ainda ganha um desconto de 10% na inscrição da prova física deste ano. As inscrições básicas, que custam R$ 9,90, terão 100% do valor doado para campanha de combate à fome da Ação da Cidadania. Cada real da inscrição, representa a doação de um prato de comida e cada R$ 50 uma cesta básica a quem precisa.
Resultados em tempo real em plataforma
A segunda edição virtual da Maratona do Rio, que integra o circuito de provas online deste ano, surge como uma forma de estímulo à saúde e bem-estar durante a pandemia da Covid-19, quando a recomendação das autoridades de saúde é evitar aglomerações.
A Maratona Virtual pode ser realizada de qualquer lugar de país, por meio do aplicativo Running Heroes, disponível para downloads nas lojas Apple e PlayStore. Os atletas também terão a possibilidade de complementar a experiência da corrida com kits exclusivos da Maratona do Rio – que podem incluir camiseta, regata ou medalha – e serão enviados aos endereços de cada um, após a conclusão do trajeto. Os resultados da prova serão divulgados em tempo real na plataforma Running Heroes e disponibilizados na página do evento.
Dicas da psicóloga Vanessa de Figueiredo Protasio para a Maratona do Rio Virtual
Para a psicóloga Vanessa de Figueiredo Protasio, maratonista e integrante do time de especialistas da Maratona do Rio, a corrida virtual é uma ótima alternativa para manter a atividade física em tempos de pandemia.
“A corrida virtual ajuda bastante a parte mental do corredor. Ela aumenta o foco, exigindo que o corredor tenha mais concentração. O corredor presta mais atenção no próprio corpo e em tudo que ele está fazendo para ampliar sua segurança. Então, quando ele treina virtualmente e quando vai competir virtualmente, o corredor está o tempo todo conectado e se responsabilizado por tudo que a se propôs porque não tem uma ajuda externa. Ele tem que manter muito atenção. Para mim, o grande valor que tem escondido por trás das cortinas da corrida virtual é a capacidade de prestar atenção no próprio corpo e em tudo que você vai fazer”, afirma Vanessa.
Para manter o foco na Maratona do Rio Virtual, Vanessa dá algumas dicas.
“O primeiro ponto é o corredor revisar todos seus treinos. Que treinos fez? Onde fez? Como fez? Desta forma, ele vai aumentar o controle sobre suas ações e saber o tamanho das suas passadas, em qual momento deve apertar o ritmo, qual momento vai ser mais difícil, qual momento vai ter forças e onde vai estar mais cansado. O corredor precisa olhar para isso como uma passagem e não como um impedimento. Ele vai assumir o controle da sua prova e, com isso, vai o tempo todo mantendo o seu foco”.
Lidando com as dificuldades da prova
Um outro ponto apontado pela psicóloga é saber lidar com os momentos mais difíceis da preparação para a prova.
“Outra posição para aumentar o foco é o corredor selecionar os momentos mais difíceis e os momentos superados durante o treino. Pense nisso, busque isso na sua mente. Com isso, você vai estar aumentando o nível de sua autoconfiança. Isso vai ajudar o competidor a ter certeza de que vai estar vivendo o que já viveu antes, não existe nada novo, nada vai acontecer de fator surpresa, ele está revezando e lembrando que já passou por isso”, diz Vanessa.
O corredor ter conhecimento de seu ponto forte também é fundamental, segundo Vanessa.
“Outro ponto importante para manter o foco é concentrar a atenção em tudo o que o corredor sabe fazer muito bem, saber qual é o seu ponto forte e neutralizar aquilo que é difícil. Isso vai aumentar o seu foco durante a corrida virtual e também vai te manter ativo, atento e capacitado. Eu acho que quanto mais o corredor tiver próximo de si mesmo, melhor vai ser a prova virtual. Eu ainda vou lembrar a todos que vão participar da prova virtual da Maratona do Rio: você nunca está sozinho, sempre vão ter pessoas que sentem o que você sente. Faça uma boa prova!”
- Jogos de Tóquio: três brasileiros na maratona olímpica
- Mind Uplifter: ferramenta vai mapear impacto do esporte
- Ron Hill, lenda britânica da maratona, morre aos 82 anos
- João do Pulo faria 67 anos nesta sexta (28/5)
- 96ª Corrida de São Silvestre tem nova data
- Maratona de Boston tem edição mais exigente da história
- Acompanhe o Corrida Informa no Instagram
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”