Quase tão importante quanto um tênis confortável, a música certa na hora da corrida tem papel fundamental no desempenho do corredor, seja ele um atleta em preparação ou um simples amador à busca da boa forma.
Isso porque, de acordo com estudos feitos por psicólogos franceses, a música tem o poder de liberar dopamina, que é um neurotransmissor responsável, entre outras coisas, por proporcionar a sensação de prazer e bem-estar.
Ao jornal londrino “The Independent”, o pesquisador Daniel Bowling, do departamento de Biologia Cognitiva da Universidade de Viena, afirmou que a música precisa de apenas seis minutos para agir no cérebro, reduzindo a sensação de dor e esforço.
A Playlist de DJ Scazuzo
Autoridade quando o assunto é música associada à vida fitness, o brasileiro DJ Scazuzo, que atualmente faz sucesso em Mykonos, considerada a “Ilha dos Super Ricos”, na Grécia; e Saint-Tropez, no litoral francês, compartilhou uma playlist que pode ajudar a dar aquele gás a mais na hora da corrida.
- In My Arms – Ferreck Dawn;
- Roped In – Gorgon City;
- Trinidad Dreams – Analog Sol.
“Essas três músicas eu tenho tocado bastante nas festas aqui em Mykonos. São músicas que realmente mudam o astral, levantam o ânimo, daquelas que o beat entra no cérebro para arrancar a tampa do cabeçote (risos). Resumindo: não podem faltar nos fones durante a corrida. São ideias para momentos em que a pessoa está desanimada, dominada pela preguiça e precisa dar aquela acelerada”, sugere Scazuzo.
- Solta – DJ Scazuzo;
- Volta Bebê, Volta Neném – DJ Guuga.
“Alguns funks também têm esse poder. Sugiro ‘Solta’, um trabalho meu que anima geral, que não tem como ficar parado ao ouví-la; e ‘Volta Bebê, Volta Neném’, do meu parceiro DJ Guuga, que também tem esse poder estimulante. Essas não podem faltar”, aponta o DJ.
- It’s Not Right – Gianni Romano;
- Dreams – Fleetwood Mac.
“‘It’s Not Right’ e ‘Dreams’ são clássicos, mas são mais light. A primeira é cantada, para quando você já estiver na vibe, embalado; e a segunda é para dar uma relaxada no final, eu curto muito”, explica DJ Scazuzo.
- Siga o Corrida Informa no Instagram
- O Corrida Informa também está no Lance
Lembre-se: se for correr na rua, esteja sempre atento ao seu redor para evitar acidentes e coloque o som em um volume que não prejudique sua audição. Portanto, calce o tênis, coloque o fone, acesse sua playlist preferida e boa corrida.
Leia mais
- Mons Ultra Trail está com inscrições abertas
- Mundial de Ironman 2021 muda para fevereiro de 2022
- XC Run Búzios, em outubro, está com inscrições abertas
- One Hundred® Rio Special Stage Caminho do Ouro é vencida por Rogério Silvestrin e Leticia Saltori
- UB515 Brasil abre candidaturas para edição de 2022
- Covid-19: O impacto da pandemia na prática esportiva
- Eliud Kipchoge é bicampeão olímpico em Tóquio-2020
- Peres Jepchirchir é ouro na maratona olímpica feminina
- Ron Hill, lenda britânica da maratona, morre aos 82 anos
- 96ª Corrida de São Silvestre tem nova data
- Maratona de Boston tem edição mais exigente da história
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”