A edição 2021 da Indomit Bombinhas promete encantar os amantes das corridas outdoor com um cenário repleto de desafios naturais, que incluem mais de 15 praias, morros, trilhas fechadas e costões de pedra. Marcada para o dia 30 de outubro na cidade de Bombinhas (SC), a prova terá a tradicional maratona com seus 42km, um revezamento em duplas com cada um correndo 21km, uma corrida de 12km, além de uma noturna de 5km, que chega como novidade para este ano.
As inscrições terminam nesta sexta-feira (22) no site do evento.
Indomit Bombinhas foi criada em 2009
Criada em 2009 pelo argentino Juan Carlos Asef sob o nome Maratona de Bombinhas, a prova foi a primeira maratona em trilhas do Brasil. A partir de 2014, o nome Indomit foi incorporado em homenagem à famosa frase de Mahatma Gandhi: “A força provém de uma força indomável”.
“Oferecemos uma estrutura para os corredores que virou referência para outros eventos no Brasil”, comenta Juan Carlos Asef. “Os nossos postos de hidratação são sempre muito completos e localizados estrategicamente para que os atletas não tenham que se preocupar em levar grandes quantidades de água”, completa Juan.
Outro diferencial do evento é não disponibilizar copos plásticos nos postos, para evitar que o lixo seja acidentalmente descartado na natureza. “As pessoas se servem em jarras e galões usando um copo retrátil fornecido no kit”, destaca Juan.
- Siga o Corrida Informa no Instagram
- O Corrida Informa também está no Lance
A largada acontece às 8h em frente à Pousada Boulevard Bombinhas, localizada na praia de mesmo nome, e de lá os corredores seguirão para vários pontos de subidas íngremes, trilhas técnicas e praias virgens, como o Morro das Antenas, Trilha de Zimbros, Praia de Zimbros, Trilha da Tainha, Morro da Tainha, Praia do Mariscal, Morro do Mariscal e Costão, até retornarem ao local de largada.
“Passamos quase dois anos sem realizar eventos por conta da pandemia e nesta retomada a expectativa é receber cerca de 600 atletas, divididos nas quatro distâncias”, ressalta Gustavo Nogueira, diretor geral do evento.
Prova noturna é novidade da Indomit Bombinhas
Novidade na edição de 2021, a corrida noturna de 5km vai encerrar o dia de competições com largada a partir das 19h em um percurso que passará pela Praia de Bombinhas, Morro do Cemitério e ruas de paralelepípedo.
“Teremos duas opções de inscrição: uma com kit completo e outra apenas com número de peito e chip de cronometragem, exclusivamente para quem já se inscreveu nas outras distâncias e quiser participar da festa”, explica Gustavo Nogueira.
A programação oficial da Indomit Bombinhas começa na sexta-feira (29/10) com a entrega de kits e expo das 10h às 21h na Pousada Boulevard Bombinhas. No sábado, as largadas acontecerão a partir das 8h na Praia de Bombinhas e os corredores terão até as 16h para cruzar a linha de chegada, já que a premiação terá início às 17h30.
Para encerrar oficialmente a Indomit Bombinhas, o restaurante Mestre das Águas vai promover um Luau na praia.
Premiação para os cinco primeiros colocados
Todos os corredores receberão um kit composto por camiseta oficial da marca Solo, produzida com design funcional e acabamento de alta qualidade para proporcionar mais conforto e bem-estar aos corredores. O material contém também uma viseira, copo retrátil, brindes dos patrocinadores, além do chip de cronometragem e número de peito.
Haverá premiação com troféus para os cinco primeiros colocados entre os homens e mulheres de todas as provas, além da categoria mista do revezamento. Os três melhores nas faixas etárias das distâncias de 42km, revezamento e 12km, também serão premiados e todos os corredores que completarem a prova receberão uma medalha de participação.
- Câncer de pele: dermatologista faz alerta aos corredores
- Chicago e Boston reúnem mais de 55 mil maratonistas
- Maratona de Chicago tem quenianos como destaques
- Rio do Rastro Marathon tem seus primeiros campeões
- World Ekiden: inscrições abertas para maratona virtual
- Maratona de Londres é vencida por duas surpresas
- Maratona de Londres retorna com 40 mil corredores
- Guye Adola supera Bekele na Maratona de Berlim
- Atletismo perde a maratonista Graciete Santana
- Mundial de Cross Country é adiado para 2023
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”