Maratona do Mundial de Atletismo tem percurso definido

Percurso das maratonas masculina e feminina do Campeonato Mundial será em um circuito de 14km
Percurso das maratonas masculina e feminina do Campeonato Mundial será em um circuito de 14km

O Comitê Organizador do Campeonato Mundial de Atletismo Oregon-2022 anunciou nesta quarta-feira (10/11) o percurso das maratonas masculina e feminina da competição, marcadas para os dias 17 e 18 de julho. A grande novidade é que o público poderá acompanhar as provas, gratuitamente, durante todo o percurso.

O Campeonato Mundial estava previsto para 2021, mas teve a data alterada em um ano em função do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 para 2021 por causa da pandemia global da COVID-19. 

Maratona do Mundial terá circuito de 14km

As maratonas serão disputadas em um circuito de 14km, na maior parte dele plano, que passará pelas cidades de Eugene e de Springfield. Os atletas começarão e terminarão a corrida de 42.195m em frente ao Estádio Autzen, da Universidade de Oregon. O local, com capacidade para 54 mil pessoas, é sede do time universitário de futebol americano Oregon Ducks.

“A oportunidade de correr uma maratona de um Campeonato Mundial de Atletismo nos Estados Unidos seria uma experiência para a vida toda”, disse Emma Bates, segunda colocada e melhor americana na Maratona de Chicago deste anoao site da World Athletics. “O percurso circular dá aos corredores a capacidade de aprender e se adaptar à medida que a corrida se desenvolve. Acho que isso resultará em uma competição fantástica e estratégica.”

Percurso da maratona no Mundial de atletismo

O percurso segue longos trechos da rota da maratona usada para as seleções olímpicas dos Estados Unidos entre 1972 e 1976.

“Nosso objetivo era projetar um percurso que priorizasse a experiência do atleta e, ao mesmo tempo, honrasse a paisagem natural do Oregon, os povos indígenas e a paixão de longa data pela corrida”, disse o gerente de percurso do Comitê Organizador, Ian Dobson.

COMPARTILHE
Sobre Iúri Totti 1152 Artigos
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. "Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer."