O UB515 Brasil Ultra Triathlon abriu o período de candidaturas para a Edição Ano Nove do Ultraman Brasil. A competição. com 10km de natação, 421km de bike e 84km de corrida, está programada para ser disputada entre os dias 15 e 17 de abril de 2022.
A organização também confirmou a realização Edição Ano Oito. Ela está prevista para acontecer entre os dias 15 e 17 de outubro de 2021. Será em Paraty, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro. Conheça os ultratriatletas de 2021.
A videoconferência, realizada em julho, teve a participação dos atletas, da organização e das lendas Curtis Tyler, diretor do UB515 e criador do Ultraman Hawaii, e de Cory Foulk, também diretor do UB515 e recordista mundial de participação em provas de Ultraman. Diretamente do Havaí, Curtis e Cory deram suas bênçãos e “aloha” para a realização das duas próximas edições.
UB515 Brasil tem os mesmos moldes do Ultraman Havaí
O UB515 Brasil é disputado nos mesmos moldes do Ultraman Havaí. No primeiro dia, os atletas nadam 10km e pedalam 145km. O segundo dia terá mais 276km de bike. No terceiro, eles correm a distância de duas maratonas (84,4km), totalizando os 515km que dão nome a prova.
Para participar da Edição Ano Nove, em 2022, é necessário que o atleta se candidate e, após a análise de currículo esportivo e entrevistas pessoais, os diretores divulgam a lista final dos triatletas que vão participar do Ultraman, um dos maiores desafios esportivos do mundo.
Marcos Dantas, um dos diretores e duas vezes finisher do UB515, ressaltou que o espírito do evento tem sido um dos grandes diferenciais ao longo da história do desafio brasileiro.
“Sempre dizemos que vemos o triathlon não como um fim em si, mas, sim, como um meio para algo maior. É uma ressignificação do que seja a humildade e que deixe no atleta um legado na sua vida pessoal e não apenas na sua vida esportiva. Esta visão é retratada nas palavras havaianas aloha (amor), ohana (família) e kokua (solidariedade) e no lema ‘live the journey, be humble (viva a jornada e seja humilde)”.
Por uma maior participação feminina
A diretora Tatiana Britto torce por um aumento da participação feminina em 2022:
“Adoraríamos ter uma participação de pelo menos 40% de mulheres no evento, pois ao longo dos anos tivemos diversas demonstrações do que elas são capazes. Há uma mensagem muito poderosa e significativa para o esporte quando vemos uma mulher na largada do UB515. Precisamos multiplicar cada vez mais esta mensagem. Na verdade, como organizadores, entendemos que temos essa obrigação.”
Aline Luftmann, que estará na largada em outubro de 2021, declara:
“Espero finalmente cruzar aquela linha de chegada e tomar o banho de mar com a sensação do dever cumprido, no caso, os 515km. Tenho certeza que será marcante para todos os envolvidos, por tudo que aconteceu neste dois últimos anos e meio. Esta prova será ainda mais especial. Serão três lindos dias!”
- Nível de competitividade na Rio Caminho do Ouro Special Stage One Hundred será altíssimo
- Covid-19: O impacto da pandemia na prática esportiva
- Eliud Kipchoge é bicampeão olímpico em Tóquio-2020
- Peres Jepchirchir é ouro na maratona olímpica feminina
- Largada para Treinão Virtual da Corrida de São Silvestre
- Fila lança Racer Carbon, seu tênis com placa de carbono
- Eleonora Mendonça – Uma Brasileira Pioneira é tema de exposição no Rio
- One Hundred®️ abre inscrições para Rio Caminho do Ouro Special Stage nesta sexta (25)
- 4×100 – Correndo por um Sonho chega aos cinemas
- Mind Uplifter: ferramenta vai mapear impacto do esporte
- Ron Hill, lenda britânica da maratona, morre aos 82 anos
- 96ª Corrida de São Silvestre tem nova data
- Maratona de Boston tem edição mais exigente da história
- Acompanhe o Corrida Informa no Instagram
- Leia o Corrida Informa no Lance
Iúri Totti é jornalista, com mais de 30 anos de experiência na grande imprensa, principalmente na área de esportes. Foi o criador das sessões “Pulso” e “Radicais” no jornal O Globo. Tem 13 maratonas, mais de 50 meias maratonas e dezenas de provas em distâncias menores. “Não me importo em ser rápido. A corrida só precisa fazer sentido, dar prazer.”